Paris: arte + cultura (parte 1)

IMG_8892

Nessas férias realizei um daqueles sonhos que a gente já cresce com ele, pensando em como vai ser, quando, os lugares que a gente vai… Paris. Fui com a minha mãe, que também teve a oportunidade de realizar esse sonho antigo dela. O que me faz pensar como sou sortuda, podendo ir aos 18 anos para esse lugar, quando minha mãe esperou 56 anos por isso.Sou extremamente agradecida e devo tudo à ela. Passando esse momento de gratidão, passamos 4 dias em Lisboa e 12 em Paris. Quis ficar esse tempo todo porque queria conhecer a cidade de verdade, curtindo não só a parte turística, mas o escondido, o que o parisiense mais gosta de fazer, pra admirar o pôr do sol, sentar num parque e aproveitar tudo de mais lindo que essa cidade tem para oferecer. Fomos em tanto canto que não poderia deixar de fazer um post com algumas dicas. Como foram muitos lugares, achei melhor dividir em 4 partes, um com arte e cultura, esse dividido em duas partes, outro com diversão e compras e por último, um sobre Versalhes e o Jardim de Monet, com dicas de quais dias ir, o que fazer por lá, como chegar, etc.

A real que gostei bastante do Louvre, mas não amei. Talvez por ser um lugar muito cheio de turista, a gente acaba não conseguindo aproveitar tanto. Sem falar que é gigantesco, então vale a pena, se você curte muito arte e gostar do museu, ir duas vezes. Próxima vez pretendo fazer isso, e espero ir em um período que a cidade esteja com menos turista, talvez dê para aproveitar mais esse museu, especificamente. Falar nisso, mesmo com muita gente e o calor nessa época do ano, amei muito ir no verão, super recomendo, a cidade fica linda e demora muuuito para escurecer (sério, tipo 22h o Sol começa a se pôr), o que faz a gente aproveitar muito mais o dia.

IMG_8844

Museu L’Orangie: que museu maravilhoso. Inclusive, uma cena de Meia-noite em Paris é filmada lá, mostrando, acredito eu, que seja a área mais famosa do museu, a sala onde está a série Les Nymphéas de Monet. Mas lá também tem muito Picasso e Matisse. Não é um museu muito grande, também não é muito cheio, então dá pra admirar com calma, se você quiser, sem falar que é no Jardim das Tulherias. Um bom programa para um domingo. Aliás, os parisienses amam respirar cultura. Fui com a minha mãe no domingo à alguns museus e tava cheio de francês, muita gente da minha idade. Acredito que o preço reduzido dos 18 aos 26 e o fato de ser de graça até os 17, em vários museus, chama muito a atenção desse público.

IMG_8145

Museu D’Orsay: foi definitivamente o meu museu favorito. Que museu LINDO. Cheio dos artistas mais amados, com o acervo impressionista mais rico do mundo e artistas como Renoir, Van Gogh, Monet e Gauguin. Não é tão grande quanto o Louvre, mas é lindo de morrer. Lá tem um restaurante, no último andar, se me recordo bem, onde comi o melhor penne da viagem, sem falar que o lugar é super cool, bem moderninho e tem uma vista maravilhosa.

IMG_8171

Palais de Tokyo: que museu mais lindo, literalmente do lado do Museu de Arte Moderna de Paris e de frente para o museu de moda, o Galliera. Com exposições ligadas a arte moderna e contemporânea e um acervo de livros apaixonantes. Tinha cada livro. É um lugar super moderno e atual, então os livros são muito ligados à arquitetura, moda, arte moderna. O lugar é super confortável, logo na entrada você já bate o olho em uns sofás/pufes e tem um restaurante muito legal dentro do Museu, além de uma lanchonete. Aproveitem o domingo para visitar, a vibe é outra.

IMG_9172

Museu Rodin: outro que também aparece em Meia-noite em Paris (fico imaginando a sorte dessa equipe que foi filmar nesses lugares, imaginem ir a um museu vazio, o lugar só pra você. Seria um sonho? hahah). O lugar é maravilhoso, um jardim lindo com uma lanchonete em meio as árvores. Fomos no domingo, então vimos muito parisienses com a família, indo almoçar, passar a tarde embaixo da sombra lendo… Notei que é costume por lá fazer isso. O Museu é lindo, também é uma boa pedida ir no domingo, levar um livro, uma garrafinha de água, apreciar o belo, as esculturas fenomenais, sentar em um dos banquinhos. Tem uma área super confortável, onde até tem um parquinho de areia pra a criançada brincar. O mais legal disso tudo é que essas crianças passam a infância em meio a lugares cheios de cultura.

IMG_9059

Museu Nacional de Picasso: fica em uma região maravilhosa de Paris, cheias de galerias de arte e bistrôs.O museu é sensacional. Para quem ama Picasso, então. É um lugar grande, mas nem achei muito cheio no dia que fui, então super dá pra aproveitar. É bom pra passar o dia. Aliás, dependendo da estação de metrô que você sair, talvez role de dar uma andadinha básica, o bom é que tem muita loja legal no caminho. Aquela região toda é Marais. Amo. Muita gente cool e um lugar cheio de arte, diversão…

IMG_9210

Centro Georges Pompidou: ou mais conhecido apenas como Pompidou. Esse lugar já vale pela arquitetura foda e super moderna. E pela vista, QUE vista. Tem um restaurante lá, se você puder, aproveita, o lugar é muito legal e, nada melhor do que comer com uma vista linda da cidade. Me apaixonei pelo museu. É bem grande, você sobe altas escadas rolantes até chegar nas exposições principais, é ai que você se depara com uma paisagem muito magnífica, da pra ver a Torre Eiffel de lá. Pequenininha, mas dá, hahah.

IMG_8799

Espaço Dalí: Foi um lugar que ninguém chegou a me recomendar, mas eu teimei em ir e fiquei louca de paixão. O lugar abriga muitas obras de Salvador Dalí, e também reproduções em bronze, cada escultura mais apaixonante que a outra. E se você for muito rico, tem uma área em que você pode comprar algumas das reproduções menores em bronze. Mas assim, coisa de 20.000 euros, no mínimo, tá queridinha? hahah, é pra quem pode, monamur. É perto do Museu Montmartre e do Sacré-Coeur.Essa região é fogo para chegar, é cheia de escada, bem no alto da cidade mesmo, mas muito maravilhoso, cheio de casa, acredito que seja uma região onde tem mais francês do que turista. Me apaixonei tanto por lá. Fomos no sábado e a região tava super movimentada. Gente pra tudo que era canto. É um lugar com muito artista de rua e música ao ar livre, sem falar dos bistrôs. Parece um sonho. Passamos um tempão lá, sentadas, aproveitando o Sol e vendo o povo passar, só no vinho, hahah. Um dos lugares que mais amei, com certeza.

Se vocês curtiram e querem ver mais fotos, vão lá no meu instagram: @maribrasileiroo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s