Stav Strassko: a modelo que está questionando papéis de gênero

Quando falamos de transexualidade e androginia no mundo da moda, já pensamos em Lea T. e Andreja Pajic. Agora, temos mais um nome: Stav Strasshko. Em uma entrevista para a revista ELLE Brasil, a modelo que estrelou uma campanha da Diesel (fotos acima) falou sobre a questão de gênero, mundo da moda e as suas perspectivas para o futuro.

Stav, de 23 anos, nasceu na Ucrânia e foi naturalizada em Israel. Ao estrelar uma campanha para a Toyota, os veículos começaram a chamá-la de andrógina. Foi a própria mídia que tratou de colocar um rótulo na modelo. De fato, ela possui vários traços masculinos e femininos, mas espera que o gênero não se torne o principal fator da sua vida: “Eu espero viver em uma sociedade em que esse assunto não precise ser um problema e que ninguém tenha que esperar que você se enquadre em normas predefinidas. O ser humano é muito mais complexo do que isso”. A jovem já disse se considerar menina, pois, já que a sociedade trata o gênero de uma forma padronizada, e como ela se veste como mulher e usa maquiagem, se sente obrigada a dizer que é uma garota. Mas, o que a ucraniana realmente gostaria é que as pessoas parassem de tentar defini-la.

Quando perguntada se a moda pode ser uma ferramenta de ativismo, Stav reconhece a moda como um instrumento que pode ampliar a importância dessa questão, mas que não é suficiente para uma transformação completa. Para isso, é necessário uma educação melhor, que possa aprofundar esse assunto, no intuito de desconstruir esses rótulos que são impostos pela sociedade e reafirmados pela mídia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s