Novo vício: 13 reasons why

13-reasons-why.jpg

A nova série da Netflix, produzida pela cantora Selena Gomez, é baseada em um livro de Jay Asher, que leva o leitor a uma retrospectiva as razões que levaram a adolescente Hannah Baker ao suicídio. Hannah era uma aluna novata que, na tentativa de fazer amigos na sua nova escola, acaba sofrendo bullying, preconceito e machismo, três conceitos muito conhecidos e disseminados na nossa sociedade.

A história é contada em 13 episódios, cada um relacionado a uma pessoa que tornou-se o motivo da garota tirar a própria vida. A trama principal da série é ao redor da experiência pessoal de Hannah, a forma como cada envolvido lida com a culpa, a omissão escolar, e a situação de desespero e desconhecimento dos pais.

Inicialmente, a ideia é de que a série é apenas uma produção adolescente, mas, ao longo dos episódios, enquanto Hannah narra os motivos pessoais para o seu suicídio, o seriado vai abordando o campo psicológico de uma forma cada vez mais profunda.

Logo no primeiro episódio, a garota já retrata uma situação de machismo em que passa no colégio. Uma foto tirada do contexto a faz virar alvo de piadas constrangedoras e desrespeitosas. A vida sexual da menina vira tópico de conversa entre os estudantes, os garotos a tratam como um objeto, e fica cada vez mais difícil conviver naquele ambiente. Situações de machismo são abordadas em todas os episódios e os traumas vividos pela garota tornam-se cada vez mais difíceis de serem superados.

A série aborda assuntos tabus na nossa sociedade de uma forma crua e verdadeira, estimulando uma reflexão sobre os efeitos da nossa sociedade atual sobre os adolescentes, principalmente mulheres.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s