Kendall Jenner e a polêmica que pode balançar sua carreira

Kendall Jenner, a modelo mais seguida no Instagram (a garota acumula mais de 78 milhões de seguidores) se meteu em uma polêmica essa semana, envolvendo a nova campanha da Pepsi, na qual foi protagonista. Foi só o comercial ser lançado que as redes sociais começaram a ferver. Há tanta coisa errada na campanha, que fica até difícil enumerar. Então, primeiro mostro à vocês, depois, vamos discutir um pouco sobre isso.

Sabemos que a marca de refrigerante não é a primeira em se envolver com assuntos políticos para fazer dinheiro através de engajamentos vazios. Na moda, por exemplo, é muito discutido se de fato há uma valorização da diversidade e do empoderamento feminino, ou se é apenas um golpe de marketing. As camisetas com os slogans “We should all be feminists” da Dior, é a prova viva disso. “A tendência pode chamar a atenção sobre as mensagens ativistas, mas também pode diluir, mudar e distrair da própria causa, afastando os espectadores do duro trabalho da ação política e da organização civil, aproximando-os mais deste conforto fácil do consumidor”, afirma Amanda Hess, na sua reportagem “A resistência de Trump será comercializada”.

E foi isso que fez a Pepsi. Eles transformaram protestos políticos, que têm um significado muito importante, por ser desafiador, em um desfile de gente bonita e sorrindo. Se isso já é ruim, ficou pior ainda quando a Pepsi apropriou-se de imagens políticas marcantes na história do mundo, com um peso muito grande para simplesmente serem retiradas do seu contexto e serem jogadas em um comercial. O momento mais notável é quando Kendall saí do público carregando uma latinha de Pepsi e entrega ao policial. E ele sorri. Fim do conflito. Simples assim. Ata. A ideia, ficou claro, foi fazer uma referência à cena dos protestos pela morte de mais um jovem negro pela polícia norte-americana, em Baton Rouge. A foto original simboliza perfeitamente os protestos dos movimentos Black Lives Matter e captou o momento em que uma protestante, Ieshia Evans, vai até a polícia calmamente e é confrontada por 3 policiais. A foto, feita ano passado, foi dita como lendária e carrega um significado que há muito tempo vem fazendo parte de protestos ao longo da história, como a imagem clássica, batizada de Flower Power, em um protesto em 1967 contra a guerra do Vietnã, na qual manifestantes colocam flores nas armas dos soldados.

Até mesmo a filha de Martin Luther King, Bernice King, tuitou sobre o ocorrido usando a foto de seu pai enfrentando a polícia, com a frase “Se papai soubesse então do poder de uma #Pepsi”. E as frases ironizando o comercial e o papel de Kendall Jenner nele, não param por aí. As pessoas estão fazendo tanta piada, que, aparentemente, a mãe da modelo, Kris Jenner, está preocupada com o que isso pode causar na carreira da garota.

martin

Quando a Pepsi anunciou a retirada da campanha das suas redes sociais, guardou a última frase para se desculpar com a modelo por “a ter posto nessa situação”. Ata. Como se a menina de 21, que, por sinal, ganhou milhares para fazer esse comercial, não fizesse ideia do que estava acontecendo. A colunista da The Guardian, ironizou: “Em que horrível posição ficou Kendall depois de aceitar embolsar alguns milhões de dólares (sem especificar) para participar de um anúncio da Pepsi cujo conceito inicial ela mesma aprovara”. Vamos deixar bem claro aqui que Kendall Jenner é um ser humano adulto com consciência das imagens que divulga em seu trabalho, que é sempre avaliado e analisado pela sua assessoria antes de fazer parte de qualquer campanha publicitária.

Ela é, na verdade, o retrato do grupo de pessoas que usa o feminismo (ou qualquer outro movimento em questão) quando lhe convém. Não vimos Kendall Jenner na Marcha das Mulheres, protesto que lotou as ruas dos Estados Unidos e do mundo após Trump assumir a presidência. Mas vimos seu post no Instagram com uma foto de um cartaz. A menina tem que ser arrastada para dentro da polêmica sim. Porque, sinceramente, não é possível que essas garotas topem trabalho sem questionar se há algo de errado no que estão retratando ali. Botar a cabeça pra pensar é sempre necessário.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s