As mulheres no cinema. Vamos conversar sobre isso?

23341172

Durante uma coletiva de imprensa de encerramento do Festival de Cannes desse ano, a atriz Jessica Chanstain, falou como se sentiu ao acompanhar os filmes que foram mostrados no festival. Uma das coisas que mais lhe incomodou, foi a representação feminina.

“Essa é a primeira vez que assisti 20 obras em 10 dias e eu adoro filmes, mas uma coisa que me incomodou nessa experiência é perceber como o mundo vê as mulheres a partir da forma de como algumas das personagens foram representadas”, disse Chastain.

“Para ser sincera, foi bastante chocante, com algumas exceções. Acredito que quando tivermos mais mulheres roteiristas, teremos mais mulheres com as quais eu me identifico diariamente, mais ativas e que não apenas respondem aos homens ao redor delas”, completou a atriz.

Essa crítica foi direcionada a indústria cinematográfica no geral, mas também a curadoria de Cannes, que selecionou apenas 3 trabalhos realizados por mulheres na competição principal. Um deles, foi “The Beguiled“, filme de Sofia Copolla, que ganhou o prêmio de Direção, se tornando a SEGUNDA mulher a ganhar o prêmio em 70 ANOS de festival, desde 1961.

Com a vitória de Sofia e a declaração de Jessica, a questão da participação da mulher no cinema parece ter voltado aos holofotes. As atrizes, roteiristas, diretoras, produtoras e outras mil e uma funções nas quais as mulheres também ocupam são minoria.

Por isso, resolvi fazer uma série de publicações sobre esse assunto. Vamos tratar dos esteriótipos abordados, sobre o estupro como recurso narrativo, o machismo irônico, o salário inferior e, claro, dicas de filmes e séries que abordam o protagonismo feminino da forma mais coerente possível. Espero que curtam ❤

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s